2024
MASTERCLASS “METODOLOGIA DO ACONTECIMENTO” - LISBOA, PORTUGAL.
A masterclass “Metodologia do Acontecimento” busca investigar em 04 horas de prática da Improvisação em tempo-real uma perceção implicada na contínua busca pela multiplicidade de modos de sentir, relacionar, mover, dançar e criar espaços e tempos no campo da Improvisação em Dança e em como as sua(s) Dramaturgia(s) pode(m) ser elaborada(s) no momento em que acontece.
Ministrada por Daniela Guimarães

EPISTEMOLOGIAS SOMÁTICAS E(M) DANÇA
Esse projeto se propõe a realizar um grupo de estudos sobre epistemologias somáticas na pesquisa artística, em uma perspectiva integrada, entendendo a teoria imbricada na prática. Tem como público-alvo artistas, estudantes e profissionais da dança e de outras áreas de conhecimento que tenham interesse sobre esse tema. Busca-se oferecer na escola de dança um espaço para discussões críticas sobre Somática com objetivo de ampliar e aprofundar reflexões através de marcos conceituais, autores e bibliografias relevantes sobre o tema
Coordenação: Beatriz Adeodato, Claudia Auharek e Daniela Guimarães.


OFICINA DE CRIAÇÃO FÍLMICA EM DANÇA-FESTIVAL DE DANÇA DO TRIÂNGULO-MG
Daniela Bemfica Guimarães foi convidada pelo Festival de Dança do Triângulo (Uberlândia-MG), para ministrar a oficina de Criação Fílmica em Dança.
Introdução à imagem em movimento através do estudo de obras fílmicas na interação Dança, Cinema, Vídeo. Conhecer, analisar e discutir as diferentes abordagens, concepções e técnicas. Incentivar os participantes a mobilizarem um ponto de vista pessoal de criação na realização e produção de filmes de forma colaborativa: conceber, roteirizar, planejar, performar, filmar e editar obras fílmicas.
25 ANOS DA JAM NO MAM
Música na rua e dança no MAM numa JAM especial! As comemorações dos 25 anos da JAM no MAM aconteceram em 7 de setembro de 2024, com direito a música nas ruas do Centro de Salvador e muita dança no Solar do Unhão. A programação dupla com Cortejazz e palco da Dança na JAM se relaciona diretamente com a música feita pela Geleia Solar, banda base da JAM no Nesta noite especial, um palco da Dança na JAM foi montado, e ocupado por dançarinos e dançarinas que improvisaram e dialogaram com a música criada ao vivo pela Banda Geleia Solar e convidados. A Dança na JAM tem coordenação da bailarina, professora e pesquisadora Daniela Guimarães, numa colaboração com Grupo de Pesquisa Corpolumen, formado em 2018 por artistas e pesquisadores ligados à Universidade Federal da Bahia, que interagem com outras linguagens artísticas para criar redes de estudos de corpo, imagem e criação em dança com foco na Jam pela pesquisa em Improvisação Cênica em tempo real.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO RECIFE-PE
Em Novembro, foram apresentados no TEATRO DO PARQUE RECIFE no CINE DANÇA quatro filmes produzidos na Residência de Criação Fílmica ministrada por Daniela Guimarães de 09 a 13 de outubro de 2024 dentro do FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO RECIFE. Foi um processo de entrega plena de 11 pessoas artistas extremamente interessadas e dedicadas.
A proposta foi realizar filmes lidando com jogos de criação todo o percurso testando as múltiplas relações entre corpo- espaço - acaso - tempo. Foram 10 horas de experimentações físicas e técnicas na interação das linguagens DANÇA e CINEMA. No quarto dia, os planos de filmagens nasceram do sorteio de cada grupo das peças do JOGO CORPOLUMEN DE CRIAÇÃO FÍLMICA EM DANÇA! E através do jogo, os grupos de trabalho foram para as ruas do Recife filmar cada jogo-filme em uma sessão de 04 horas.
Para as montagens, consultoria e troca online aconteceram durante uma semana. Dali nasceram em 22/10/24 no Cine Dança: CARANGUEJO URBANÓIDE, TRAVESSIAS e PESCADA feito por cada grupo. No último dia da RESIDÊNCIA Daniela Guimarães jogou seu próprio jogo em tempo real com este grupo apaixonante de artistas e foi criado um filme dirigido pela artista: uma espécie de declaração de amor surge através do filme: ENCANTADOS.

EPISTEMOLOGIAS SOMÁTICAS E(M) DANÇA:
Laboratório de práticas sensíveis
Vivências somáticas voltadas para estudantes, artistas, profissionais da dança e também de de outras áreas que tenham interesse em investigar corpo e movimento a partir de perspectivas integrativas, sensíveis e criativas. As abordagens somáticas trabalham com uma noção de corpo que é, ao mesmo tempo, um processo físico objetivo, como também, um processo subjetivo da consciência vivida. É um convite para refinar sensibilidade perceptual e cinestésica e facilitar homeostase e autorregulação estrutural, funcional e expressiva. A proposta desses laboratórios é então a de potencializar trocas, compartilhamentos e pesquisas que se organizam nos cruzamentos entre dança e somática e que favoreçam novas descobertas sensoriais e motoras. Ao oferecer essas vivências como atividade de extensão, articula-se universidade e sociedade visando troca de saberes a partir de paradigmas epistemológicos e pedagógicos ancorados nas proposições e práxis da Somática.
Coordenação: Beatriz Adeodato, Claudia Auharek e Daniela Guimarães.

EPISTEMOLOGIAS SOMÁTICAS E(M) DANÇA:
Grupo de estudos
Esse projeto se propõe a realizar um grupo de estudos sobre epistemologias somáticas na pesquisa artística, em um perspectiva integrada, entendendo a teoria imbricada na pratica. Tem como público alvo artistas, estudantes e profissionais da dança e de outras áreas de conhecimento que tenham interesse sobre esse tema. Busca-se oferecer na escola de dança um espaço para discussões críticas sobre Somática com objetivo de ampliar e aprofundar reflexões através de marcos conceituais, autores e bibliografias relevantes sobre o tema. O projeto prevê encontros quinzenais com duração de duas horas por encontro.
Coordenação: Beatriz Adeodato, Claudia Auharek e Daniela Guimarães.
OFICINA SOMÁTICA E CRIAÇÃO EM DANÇA
Ministrada pela Profa Dra Beatriz Adeodato, no evento Corpóreo da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Práticas sensíveis de mobilização de tecidos e estruturas corporais sintonizam a qualidade atencional de um corpo que entra em estado de dança. As experiências propostas convidam o corpo a mover e investigar, gerando tonalidades, dinâmicas, princípios de movimento, que vão compondo um repertório de materiais de criação. Nesta oficina de 6 horas de duração, iremos experimentar esse percurso compositivo, utilizando práticas e procedimentos da somática como fomentadoras de processos de criação em dança.



IMPROLAB - CORPOLUMEN
Acontecimento cênico com música e iluminação ao vivo - encontros quinzenais de aulas práticas de improvisação, jogos de composição e criação de uma obra fílmico-cênica a cada sessão a partir da Metodologia do Encontro: Margem/Ponte/Travessia, criado pela Profa. Daniela Guimarães. Sessões conduzidas por ela que tem como parceiros os servidores técnicos-administrativos da Escola de Dança: os músicos Gilberto Santiago, Lucas de Gal e Wilton Batata e o cenotécnico Paulo Barbosa, além de convidados. Coordenação: Daniela Guimarães.
IMPROLAB - CORPOLUMEN é uma ação cadastrada na Proext- Pró Reitoria de Extensão da UFBA desde 2018. Conta até hoje com público participante aproximado de 2400 artistas improvisadores dos Cursos de Graduação, Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Escola de Dança, de outras Unidades UFBA, de comunidades externas variadas, de outras regiões do país e exterior.
2022/2023


IMPROLAB - CORPOLUMEN
Esse Projeto visa o encontro de discentes, servidores docentes, servidores técnicos-administrativos da Escola de Dança e de outras Unidades da UFBA e público em geral para o estudo da Improvisação Cênica com música ao vivo: a Improvisação como acontecimento cênico. Em um primeiro momento são dadas aulas através da relação Dança e Estudos Somáticos, depois iniciam-se jogos de sensibilização, observação e composição espacial e temporal como estratégias de ações para modos de criação em tempo–real. E, na última hora, uma obra é criada a cada encontro.
IMPROLAB - CORPOLUMEN é uma ação cadastrada na Proext- Pró Reitoria de Extensão da UFBA desde 2018. Tem até hoje (agosto de 2022) registrado como público participante: 1800 artistas improvisadores dos Cursos de Graduação, Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Escola de Dança, de outras Unidades UFBA, de comunidades externas variadas.
LIVRO IMPROLAB - CORPOLUMEN
Este projeto trata-se da elaboração do e-book ImproLAB-CORPOLUMEN: jogos de Improvisação em tempo-real na interação Dança e Cinema em plataforma digital através da sistematização das metodologias por meio do trabalho de registro, organização e sistematização das atividades de cada encontro do grupo, pelo período de um ano, correspondente à 2020.2 e 2021.1
A linha de Improvisação Cênica em tempo-real do grupo de pesquisa estuda a Improvisação que se elabora no ato cênico, a Improvisação como acontecimento; e esta tem sido a pesquisa desenvolvida no ImproLAB – CORPOLUMEN no modo presencial. Em 2020, precisamos nos adaptar à realidade do mundo e migrar para as plataformas digitais, quando então surge a versão remota e online do projeto. Junto a essa nova dimensão, também em 2020 criamos para a Extensão UFBA, o projeto Criação Fílmica na interação Dança e Audiovisual (SIATEX 15501) que trouxe como proposta a Introdução à imagem em movimento através da visualização de obras audiovisuais de Dança, Cinema, Vídeo e em interação, analisando e discutindo as diferentes abordagens, concepções e técnicas. Estudos de roteiros, movimentos de câmera, lentes, planos, enquadramentos, elementos fílmicos, relação corpo/câmera, tecnologias, entre outros. Estudos e produção de filmes onde os participantes experimentam princípios básicos para idealizar, planejar, filmar e editar obras fílmicas.


CAPACITAÇÃO NA METODOLOGIA INSTABILIDADE POÉTICA
Curso semipresencial para Profissionais do Movimento
2021
CAPACITAÇÃO NA METODOLOGIA INSTABILIDADE POÉTICA
Curso semipresencial para Profissionais do Movimento
CAPACITAÇÃO NA METODOLOGIA INSTABILIDADE POÉTICA
Curso semipresencial para Profissionais do Movimento
CONFABULAÇÕES CORPOLUMEN- 2021
Este projeto é parte do programa CORPOLUMEN de extensão 2021 (PROEXT- UFBA ) e propõe três encontros ao longo do semestre, nos quais as professoras Beatriz Adeodato, Clara Trigo e Daniela Guimarães conversarão com pessoas convidadas especiais, sempre em duplas, sobre improvisação, composição em tempo real, cinema e dança, práticas somáticas, poéticas corporais, criação em dança, educação e seus entrelaçamentos.
CONFABULAÇÕES CORPOLUMEN- 2021
Este projeto é parte do programa CORPOLUMEN de extensão 2021 (PROEXT- UFBA ) e propõe três encontros ao longo do semestre, nos quais as professoras Beatriz Adeodato, Clara Trigo e Daniela Guimarães conversarão com pessoas convidadas especiais, sempre em duplas, sobre improvisação, composição em tempo real, cinema e dança, práticas somáticas, poéticas corporais, criação em dança, educação e seus entrelaçamentos.
CONFABULAÇÕES CORPOLUMEN- 2021
Este projeto é parte do programa CORPOLUMEN de extensão 2021 (PROEXT- UFBA ) e propõe três encontros ao longo do semestre, nos quais as professoras Beatriz Adeodato, Clara Trigo e Daniela Guimarães conversarão com pessoas convidadas especiais, sempre em duplas, sobre improvisação, composição em tempo real, cinema e dança, práticas somáticas, poéticas corporais, criação em dança, educação e seus entrelaçamentos.
ImproLAB- COPOLUMEN 2020/2021
ImproLAB- COPOLUMEN 2020/2021
ImproLab-CORPOLUMEN REMOTO E ONLINE
O ImproLAB-CORPOLUMEN é um projeto cadastrado na Proext - Pró Reitoria de Extensão da UFBA desde 2018, e sua ação remota e online se inicia em Agosto de 2020 no SLS - Semestre Letivo Suplementar através do Programa de Extensão do Grupo de Pesquisa CORPOLUMEN: redes de estudos de corpo, imagem e criação em Dança, atingindo mais de 100 estudantes a cada semestre. Na versão remota e online o toque do outro, abriu espaço para o toque no próprio corpo, no chão da casa, suas paredes e objetos. A prática de Contato-Improvisação abriu-se para a relação entre corpo, espaço-casa, tempo-tela e câmeras – quando o toque toma outra dimensão, bem como as tomadas de decisão, as escolhas em tempo-real, a escuta, a interação dos corpos, a relação dança e composição ao vivo, a relação entre corpo e música, entre outros tantos aspectos se modificaram nesta nova condição de ensino, criação e compartilhamento: extensão ampliada, fronteiras alargadas.
2020
Criação Fílmica na interação Dança e Audiovisual
Criação Fílmica na interação Dança e Audiovisual
Criação Fílmica na interação Dança e Audiovisual
O projeto Criação Fílmica na interação Dança e Audiovisual é parte do programa CORPOLUMEN de extensão 2020 (PROEXT- UFBA ) que trouxe como proposta a Introdução à imagem em movimento através da visualização de obras audiovisuais de Dança, Cinema, Vídeo e em interação, analisando e discutindo as diferentes abordagens, concepções e técnicas. Estudos de roteiros, movimentos de câmera, lentes, planos, enquadramentos, elementos fílmicos, relação corpo/câmera, tecnologias, entre outros. Estudos e produção de filmes onde os participantes experimentam princípios básicos para idealizar, planejar, filmar e editar obras fílmicas.
Pesquisa cinematográfica
Filme Ruinas
PESQUISA CINEMATOGRÁFICA
FILME RUÍNAS
PESQUISA CINEMATOGRÁFICA - RUÍNAS
Curta-metragem criado e dirigido por Daniela Guimarães para o GDC - Grupo de Dança Contemporânea da UFBA - Bahia, edição 2017/19, como parte da “Trilogia do Sonhar”. Inspirado na obra “As ruínas circulares” de Jorge Luís Borges, “Ruínas” fala de um ser que recebe a tarefa de sonhar outro ser. Nessa empreitada mistura-se ao tempo, funde-se à natureza, vive seus instintos, clama por sua ancestralidade, guerreia, pacífica e se sente vivo. “Ruínas”, enquanto corpo – pulsa, resiste e sonha – apesar de tudo. Ao olhar para si mesmo e para o mundo, esse ser nos convida a fazer o mesmo, e a descobrir que tudo (ou quase tudo) é invenção.
Pesquisa cinematográfica
Filme Ruinas
PESQUISA CINEMATOGRÁFICA
FILME RUÍNAS
CRIAÇÃO DE FILMES
DANÇA E AUDIOVISUAL
CRIAÇÃO DE FILMES | DANÇA E AUDIOVISUAL
Introdução à imagem em movimento através da visualização de obras fílmicas na interação Dança, Cinema, Vídeo, analisando e discutindo as diferentes abordagens, concepções e técnicas. Ao mesmo tempo, incentivando os participantes a mobilizarem um ponto de vista pessoal de criação. Abordagem e identificação das linguagens das novas tecnologias e as suas potencialidades. Estudos de roteiros, câmeras, lentes, planos, enquadramentos, elementos fílmicos, entre outros. Mapeamento de tecnologias e técnicas para a produção de filmes de dança. Apresentação dos filmes resultantes da pesquisa e difusão do processo e das criações realizadas em Mostras, Festivais e Encontros dessa natureza. Destina-se a todos os interessados em audiovisual e dança, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais ou não profissionais em dança, vídeo, cinema, artes plásticas e artes performativas - motivados a desenvolver projetos audiovisuais como performers e/ou criadores.
2019
JOGOS DE CRIAÇÃO
CORPOLUMEN
UM BARALHO
PARA O ESTUDO
DA IMPROVISAÇÃO
EM TEMPO REAL
Jogos de Criação CORPOLUMEN é um baralho que surge a partir da temática do universo onírico, fantástico, misterioso e imprevisível das obras Só não me acorde antes e Com o que sonhamos.?.?. Funciona como sugestão de caminhos de criação. Inspirado nos arcanos maiores do Jogo de Tarot, este baralho foi dividido em 4 núcleos: a temática, a composição, o tempo e a qualidade (de movimento); que oferecem indicações para o improvisar sozinho ou coletivamente. Sugerimos três modos distintos: 1. Tirar apenas uma carta e experimentar o que cada carta individualmente propõe; 2. Ter o baralho inteiro e, aleatoriamente, ir tirando as cartas, uma depois da outra, combinando suas indicações; 3. Dividir o baralho em seus 4 núcleos e tirar uma carta de cada núcleo, jogando a partir desta combinação. Cada um que fizer uso deste jogo pode e deve servir-se dele de forma livre e pessoal, criando seus próprios modos de interação e inventando diferentes combinações de uso, em sala de aula e em processos criativos.
CRIANDO CONTEXTOS
CRIANDO CONTEXTOS
Ação do Grupo de Pesquisa CORPOLUMEN: Redes de estudos do corpo, imagem e criação em Dança realizado pelas artistas/pesquisadoras/professoras da Escola de Dança da UFBA: Clara Trigo e Daniela Guimarães.
CRIANDO CONTEXTOS tem como objetivos:
1. o desenvolvimento e atuação em uma obra de Improvisação Cênica em tempo real a partir das discussões e práticas sobre Dança, Literatura e Cinema entre as duas pesquisadoras;
2. Produção de um livro de diálogos entre as propositoras acerca de temas como acaso, tempo-real, testemunho, ignições de criação, corpo e palavra, corpo e imagem, entre outros, sempre no contexto da Improvisação como linguagem cênica e
3. Produção de um livro de procedimentos metodológicos com o título provisório de "Modos de fazer e feitos: jogos de criação e(m) movimento".
Workshop Lisa Nelson
Workshop TUNING SCORES com Lisa Nelson
TUNING SCORES LABORATORY - composição, comunicação e senso de imaginação
Uma prática de edição cênica, feedback, reciclagem e colaboração em tempo real. a partir de uma abordagem multissensorial, Tuning Scores investiga as seguintes perguntas: O que "vemos" quando estamos olhando para a dança? O que "vemos" de dentro da dança? As partituras oferecem ferramentas e práticas de comunicação interna e externa que tornam aparentes as maneiras como cada um de nós percebe e dá sentido ao movimento. Tais perguntas dão início a diálogos lúdicos-em-ação sobre espaço, tempo, movimento e sobre o desejo de compor na experiência. As explorações cruzam diferentes linguagens e dão uma visão sobre os processos de
OFICINA DE DANÇA PARA O CHÃO,
DANÇA ACROBÁTICA, IMPROVISO CÊNICO E PARKOUR
IMPROLAB - CORPOLUMEN
Oficina de Dança para o Chão,
Dança Acrobática, Improviso Cênico e Parkour
Grupo de Pesquisa CORPOLUMEN apresenta Diogo Granato, Henrique Lima e Danilo Alves trabalham juntos nessa oficina a mistura com suas técnicas de investigação com coreografias inspiradas no trabalho Graxa (indicado como melhor espetáculo pelo APCA – São Paulo). Essa oficina se pauta no trabalho de consciência cênica e improviso e na exploração do espaço a partir de princípios do Parkour e da Dança Acrobática.
OFICINA DE DANÇA PARA O CHÃO,
DANÇA ACROBÁTICA, IMPROVISO CÊNICO E PARKOUR
AULA DE PILATES
Para alunos de dança
Aula de pilates para alunos de dança
Com o projeto "Aulas de pilates para alunos de dança", apresenta-se pela primeira vez a estudantes (da escola de dança da UFBA e da escola de dança da FUNCEB), a oportunidade de praticar este método, no Laboratório de práticas poéticas, somáticas e estudos cinesiológicos, gratuitamente, no contexto de prestação deste serviço na extensão.
DESENVOLVIMENTO DE REPERTÓRIO SOBRE
O EQUIPAMENTO Flymoon®
Pesquisa e extensão
Desenvolvimento de repertório sobre o equipamento Flymoon® - pesquisa e extensão
Este projeto visa a construção de repertório de movimentos sobre o equipamento Flymoon®. Os encontros serão teórico-práticos acontecerão semanalmente, no Laboratório de práticas poéticas, somáticas e estudos cinesiológicos da Escola de Dança da UFBA, durante 2 horas. O desenvolvimento e sistematização de repertório de movimentos sobre o equipamento é o objetivo principal do projeto, sendo uma consequencia natural a sua publicação e divulgação em eventos artístico-científicos. Serão atribuídos nomes aos exercícios desenvolvidos. Discutiremos as ideias ligadas à palavra exercício nas ciências do movimento e seus contextos; discutiremos ainda aspectos políticos e mercadológicos ligados à construção e ensino de movimento, numa perspectiva crítica.
ANATOMIA EXPERIENCIAL
Estudos anatômicos integrados ao movimento com Cláudia Auharek
Anatomia Experiencial - estudos anatômicos integrados ao movimento com Cláudia Auharek
Essa atividade de extensão tem como proposta oferecer na UFBA aulas de anatomia, ministradas por Cláudia Auharek*, através da perspectiva da Anatomia Experiencial (Experiential Anatomy). Essa abordagem experiencial dialoga com diferentes linhas de educação somática, dentre elas o Body-Mind Centering (BMC®), de Bonnie Bainbridge Cohen. Para este curso, estão previstos 13 encontros, nos quais serão vivenciados os conteúdos e exercícios práticos propostos no livro 'Laboratório de Cinesiologia II', escrito para o curso EAD, de Licenciatura em Dança, da Escola de Dança da UFBA, de autoria de Claudia Auharek e Bel Souza. Contrapondo a anatomia experiencial nas escolas tradicionais de ensino de anatomia e conteúdos correlatos, pode-se dizer que quando se estuda a anatomia de modo clássico nunca se tem uma experiência direta com o interior de quem estuda (sujeito). Essa diferença se torna significativa pois os estudos anatômicos são também uma importante ferramenta para os artistas da dança, complementando seu processo de reconhecimento e identificação do próprio corpo.
SABERES E FAZERES DA DANÇA EM DIÁLOGO
COM A CINESIOLOGIA NA PREVENÇÃO DE
LESÕES EM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE DANÇA
Saberes e fazeres da dança em diálogo com a cinesiologia
na prevenção de lesões em estudantes e profissionais de dança
O projeto propõe a realização de encontros semanais, com estudantes e profissionais de dança, fisioterapia e educação física, além de profissionais de movimento, interessados em estudar questões relativas à prevenção de lesões em práticas de movimento. Os encontros acontecerão semanalmente, às quintas feiras, de 10h às 12h, na Escola de Dança da UFBA, no Laboratório de estudos cinesiológicos, poéticos e práticas somáticas (sala 3). Dentre as ações previstas, constam: - levantamento e compartilhamento de bibliografia/estudos sobre condicionamento físico, coordenação motora, adaptação do corpo humano a diversas atividades e melhores práticas, sempre numa perspectiva evolucionária (LEIBERMAN); - compartilhamento de saberes e fazeres das diversas práticas envolvidas na atividade; - palestras de professores convidados sobre temas pertinentes à prevenção de lesões nas práticas de movimento; - aulas de diversas técnicas; - manutenção de registros de áudio, vídeo e escritos dos encontros. Dentre os resultados previstos, esperamos: - orientações práticas sobre prevenção de lesões antes do exercício, coladas nas portas das salas da escola de dança (e distribuídas para as academias e espaços envolvidos que queiram aplica-las); - cartilhas com propostas de aquecimento e parâmetros de identificação de ações potencialmente lesivas; - mudança da cultura do "no pain no gain" (tão nociva quanto arraigada no senso comum social) para uma ideia de "cuidados de si" (FOUCAULT), interconectando conhecimentos dos nossos saberes e fazeres com os das ciências cinesiológicas; - desdobramentos em futuros projetos de extensão e pesquisa; - reconhecimento social deste espaço (UFBA - Escola de Dança) como produtor de saberes ligados ao corpo; - otimizar a sala já equipada, em espaço de estudos do corpo, dando acesso aos estudantes, professores e sociedade a tecnologias, saberes e fazeres do/sobre o movimento humano, fazendo deste espaço a sede de um Programa de extensão, capaz de acolher diversos projetos relativos a estudos cinesiológicos, poéticos e somáticos.
2018
INSTABILIDADE POÉTICA
Capacitação na metodologia Instabilidade Poética:
Curso semipresencial para Profissionais de Movimento
Neste curso semi-presencial, os participantes selecionados receberão aprofundamento na metodologia Instabilidade Poética.
MOSTRA INTERNACIONAL CORPOLUMEN
DE DANÇA AUDIOVISUAL
Mostra Internacional CORPOLUMEN de Dança Audiovisual é um projeto de difusão, estudos e discussão da Dança Audiovisual produzida em diferentes estados do Brasil e no exterior. Por acontecer dentro da Universidade Federal da Bahia, Escola de Dança, esta proposta visa fomentar e expandir a produção de filmes por estudantes de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Dança da UFBA, bem como por pesquisadores de outras Universidades brasileiras. Mesmo sendo esse o foco, a Mostra abre-se também para trabalhos realizados por artistas e pesquisadores independentes dessa linguagem artística. A ideia é que a Mostra CORPOLUMEN torne-se calendarizada e aconteça, anualmente, entre Outubro e Novembro.
MOSTRA INTERNACIONAL CORPOLUMEN
DE DANÇA AUDIOVISUAL
CHAVEIRO DE IDEIAS
Objetos didático-informativos no auxílio à prevenção de lesões
CHAVEIRO DE IDEIAS
Objetos didático-informativos no auxílio à prevenção de lesões
A proposta é construir 2 ou mais protótipos dos materiais didáticos criativos idealizados no projeto permanente de extensão (nº 11123). Serão objetos didático-pedagógicos leves e atrativos, de fácil difusão, que gerem interesse e sejam facilmente distribuídos entre praticantes de atividade física.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Instabilidade Poética com Flymoon®
Formação Profissional Instabilidade Poética com Flymoon®
Com duração de 24 horas presenciais (3 dias inteiros) + 16 horas de trabalho à distância, está pautado no método Instabilidade Poética, que tem a instabilidade como estratégia de treinamento de habilidades motoras, de ferramentas criativas, de reabilitação e prevenção de lesões. Força, equilíbrio e propriocepção são apenas alguns dos ganhos da prática, que será toda pautada no uso do equipamento Flymoon®. O curso está organizado a partir de quatro aspectos principais: - familiarização com equipamento, repertório e sua história; - investigação individual, construção de autonomia e troca de experiências de movimento; - conscientização do papel do profissional de movimento nos dias atuais; - desenvolvimento poético-criativo, motivação e autoconhecimento através do movimento.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Instabilidade Poética com Flymoon®
GDC
GRUPO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DA UFBA
GDC
GRUPO DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DA UFBA
GDC | Grupo de Dança Contemporânea da UFBA
Ampliação da formação do aluno de graduação em Dança através da oportunidade artística de experiências teórico-práticas tendo a plenitude da alteridade como produto estético. O processo de pesquisas do Grupo nessa edição 2017/18 desenvolve o projeto "Trilogia do sonhar", tendo como diretora a Profa. Dra. Daniela Guimarães que dá continuidade ao trabalho de pesquisa entre Dança e Cinema realizado no Doutorado em Artes Cênicas na UFBA, finalizado em Março de 2017. Este projeto é apoiado com bolsas pelo Programa de Apoio às Artes da PROEXT.
ImproLAB-CORPOLUMEN
IMPROLAB - CORPOLUMEN
Esse Projeto visa o encontro de discentes, servidores docentes, servidores técnicos-administrativos da Escola de Dança e de outras Unidades da UFBA e público em geral para o estudo da Improvisação Cênica com música ao vivo: a Improvisação como acontecimento cênico. Em um primeiro momento são dadas aulas através da relação Dança e Estudos Somáticos, depois iniciam-se jogos de sensibilização, observação e composição espacial e temporal como estratégias de ações para modos de criação em tempo–real. E, na última hora, uma obra é criada a cada encontro.
IMPROLAB - CORPOLUMEN é uma ação cadastrada na Proext- Pró Reitoria de Extensão da UFBA desde 2018. Tem até hoje (Março 2020) registrado como público participante: 1800 artistas improvisadores dos Cursos de Graduação, Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Escola de Dança, de outras Unidades UFBA, de comunidades externas variadas.
AULA de Flymoon®
Para profissionais de movimento
Aula de Flymoon®, para profissionais de movimento
Evento de 2 horas, que pretende oferecer oportunidade de contato com o equipamento Flymoon® e a metodologia Instabilidade Poética, através de encontro teórico-prático. Este evento pretende atender parcialmente a demanda de profissionais do movimento (tanto de Salvador como de outras cidades e estados) que aproveitam este período do ano para capacitação e reciclagem profissional. Salvador já é uma referência para profissionais de movimento de todo o Brasil e também do exterior. Encontram-se aqui novidades em termos de práticas corporais e profissionais muito inventivos. Especificamente em relação à Instabilidade Poética e Flymoon®, é apenas através de eventos e cursos de extensão coordenados por mim, na Escola de Dança da UFBA, que será possível ao público externo à UFBA ter contato com este trabalho.